Da Vila à Ponte Velha

03:00

Duração

DESCRIÇÃO DO PERCURSO

Inicie o percurso junto à Ermida de São Sebastião, a norte da Vila de Lavre (1).

Siga para sul, em direcção à Casa do Povo e, no cruzamento da Escola, vira para a Rua Cândido dos Reis, em direcção ao centro da Vila. Antes do final desta rua, vire à esquerda no pequeno Largo do Terreirinho, subindo para a Rua Dr. Virgílio Bacelar. No final desta rua encontra, à direira, a Praça da República (2).

Na Praça da República, dirija-se ao Coreto e vire à direita, procurando descer para a Rua Dr. Miguel Bombarda, logo após o marco da água.

Atravesse a rua até chegar às escadas, à esquerda, que dão acesso à Travessa da Igreja, que o levará até à Igreja Matriz de Nossa Senhora da Assunção (3), no Largo da Igreja. Pode subir ao adro da Igreja pelas escadas situadas junto à Torre Sineira, descendo depois pela escadaria frontal, para seguir o seu percurso através da Rua Bernardino Machado.

No final desta rua, encontra o Largo Simão da Veiga, onde se situa o painel de azulejos (4) em homenagem ao ilustre pintor e toureiro originário de Lavre.

Continue a descer a rua, passando pela Escola Primária (5) e pelo Posto da GNR, até chegar ao grande edifício que remata a rua, do lado esquerdo. Na última varanda daquele 1º andar, viveu José Saramago, em 1976, num pequeno quarto cedido pela Cooperativa (6).

Atravesse a EN 114, continuando até ao Largo de São Pedro, na extremidade sul da Vila, seguindo pelo caminho à esquerda do cemitério antigo.

Inicie a descida até chegar à Fonte do Carvalho (7) e siga para a Fonte de Nossa Senhora do Carmo (8), antes de chegar à estrada EN 380. Regresse à Vila pela berma dessa estrada, com cuidado, garantindo que vê os automóveis que circulam e que estes o vêem bem.

Quando chegar novamente à EN 114, atravesse pela passadeira e siga para o Parque do Mirante até ao topo da EM 507, observando a paisagem à direita.

Siga pela Em 507 até encontrar a Estação Elevatória, virando à direita para a descida acentuada que segue até à Ermida de Santo António (9).

Continue pela estrada de terra batida à esquerda da Ermida e vire novamente à esquerda no final desta estrada, apanhando o grande estradão que segue para nascente.

No final do estradão, vire à direita para o caminho que se dirige à Ribeira de Lavre e, antes de chegar água, siga as indicações entrando no trilho que acompanha a margem da ribeira. A partir deste ponto, siga sempre pelo trilho marcado junto à ribeira, numa extensão de cerca de 1,3km até à Ponte Velha (10).

Quando chegar à Ponte, suba e inicie o regresso pela estrada de terra batida, em direcção a poente, até chegar ao grande estradão de terra batida, junto às casas. Siga então pela direita, continuando sempre pelo estradão até à Escola, já dentro da Vila.

Vire à direita junto à Escola e suba de regresso à Ermida de São Sebastião, onde começou o percurso.

ÉPOCA ACONSELHADA

Todo o ano. Pontualmente, durante o Inverno, a passagem pela galeria ripícola da Ribeira de Lavre poderá estar inundada.

SENTIDO ACONSELHADO

Vila > Fontes > Ribeira > Vila

DATAS DE DESTAQUE

25/04 e 01/12 – Concertos da Banda Simão da Veiga

Último fim de semana de julho – Festival de Lavre

RECOMENDAÇÕES

Siga apenas pelo trilho sinalizado. Respeite a propriedade privada. Evite fazer ruídos desnecessários. Observe a fauna à distância. Não danifique nem recolha amostras de plantas ou rochas. Não deixe lixo ou outros vestígios da sua passagem. Não faça lume e tenha cuidado com as beatas dos cigarros. Seja afável com os habitantes locais. Cuidado com o gado. Embora manso, não gosta de aproximação de estranhos às suas crias. Deixe as cancelas como as encontrou. Se estiverem fechadas, confirme que ficam bem fechadas.